Síndrome do pânico: atente-se para este perigo invisível

                       
Publicado no jornal "Folha de Pouso Alegre"
                                                           Texto:Elen de Souza


De repente você sente seu coração disparar, sua respiração fica ofegante, suas mãos ficam dormentes ou tremulas, angustia e ansiedade domina sua mente, você chega a pensar até que irá morrer, sente vontade de fugir, mas o medo te impede até de se mover. Estes são alguns sintomas que sentem as pessoas que sofrem de Síndrome do Pânico ou também conhecida como Transtorno do Pânico. Esta doença apresenta manifestações tanto físicas quanto mentais, e uma crise  pode durar de  10 min. a 15 min. em média.
De acordo com a psicóloga Alcimara de Paula, muitas vezes esta doença não é diagnosticada imediatamente, pois vários de seus sintomas são parecidos com de outras enfermidades. Ela relata que este transtorno trata-se de uma crise de ansiedade aguda, que resulta de diversos fatores emocionais, e ressalta ainda que “quando as pessoas acabam deixando de lado a sua verdadeira essência, reprimindo sua verdadeira forma de ser, isso começa a desencadear algumas crises pessoais, e que acaba resultando neste transtorno”.
Para a psicóloga, o primeiro passo do tratamento é o mais difícil: reconhecer que está doente e que precisa de uma ajuda profissional. Os principais sintomas são: sudorese (suor intenso),taquicardia,tremores, sensação de falta de ar,medo de morrer, medo de perder o controle da situação ou enlouquecer, calafrios ou ondas de calor , dentre outros.  Alcimara diz que uma pessoa que sofre crises freqüentes  que enquadre em pelo menos quatro destes sintomas deve procurar ajuda profissional.  “O tratamento é feito através de medicação e acompanhamento psicológico, e a duração varia de pessoa para pessoa” conclui ela.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Transtorno do Pânico atinge cerca de 2% a 5% da população mundial, e a faixa etária varia de 25 a 40 anos, e a maioria dos casos ocorre com mulheres. O tratamento é continuo, e pode ser feito também através do SUS (Sistema Único de Saúde).