Publicado no jornal "Folha de Pouso Alegre" 
Por: Elen de Souza


Com simplicidade e bom humor o escritor Ignácio de Loyola Brandão ministrou em Pouso Alegre, uma palestra sobre literatura. Ele narrou como é o processo de criação de suas obras e relembrou histórias de sua infância e juventude. O público, que lotou o anfiteatro da unidade central da Universidade do vale do Sapucaí (Univas) na última terça-feira (15), diversas vezes foi motivado a rir, devido à descontração e simpatia de Loyola que iniciou seu discurso sentado sobre a mesa que havia no palco. Aos 74 anos, ele percorre o sul de minas como integrante do projeto “Ale grandes escritores”, que visa levar autores renomados ás cidades do interior.
“A literatura não passa da realidade transfigurada”, complementou o escritor ao dizer que vários contos e crônicas que escreveu, foram criados a partir de fatos simples do cotidiano. Dentre as diversas obras publicadas, Loyola revelou que a sua preferida foi o romance “Zero” de 1975, mas que só foi liberado para venda no Brasil em 1979, ele ressaltou que “Zero foi o livro que me produziu leitores, porque foi um grito contra a ditadura militar”. 
Mesmo após receber aplausos calorosos do público, com humildade o escritor ainda perguntou ao passar pelo corredor: “será que foi bom?”. O evento terminou com uma sessão de fotos e autógrafos.