Cultura de rua: rimadores duelam no “Ring dos Mc’s”

                                                                                         

        Publicado no jornal "Folha de Pouso Alegre"
        Publicado no site http://www.culturapa.com.br/
                                                  
                                                                                                                         Por: Elen de Souza

Quando ouvimos as palavras duelo e ring numa mesma frase, logo pensamos em brigas e violência. Mas muito contrário a isso, o “Ring dos Mcs” é um duelo saudável e inteligente que ocorre a cada quinze dias quando rimadores de Pouso Alegre e região se reúnem para uma disputa, onde o vencedor será quem fizer as melhores rimas embaladas ao som do hip hop. O encontro é organizado pela Associação dos Skatistas e Hip Hop de Pouso Alegre ( ASHPA), e aberto ao publico em geral.
Wesley de Carvalho, presidente da ASHPA, relata que a intenção é promover e resgatar a cultura hip hop na cidade, e proporcionar a todos que gostam de fazer “freestyle” (como é chamada a rima improvisada) um momento agradável e descontraído, e que a associação busca promover a arte em suas varias formas de manifestação, seja ela qual for, através da música, dos esportes, do cinema, culturas alternativas e movimentos underground ele diz também que “eu vejo prosperidade, pois a cada encontro surgem mais pessoas com interesse em participar e também em assistir as batalhas”. Ele ressalta que a principal regra da disputa, é que o rimador não pode utilizar palavras ofensivas, insultos e palavrão.
André Silva Barbosa, universitário, conhecido entre os rimadores como “Ludd”, foi o vencedor do primeiro ring, que ocorreu em dezembro de 2010, e hoje participa com freqüência de todos os encontros.  Ele relata que a batalha estimula a criatividade das pessoas, e o interesse em querer saber o que ocorre na atualidade, para obter conteúdo para desenvolver as rimas e agradar ao publico presente de forma autentica e inteligente. Ele ressalta que “além de saber rimar é necessário ter coragem, pois no começo é um pouco difícil rimar na presença de varias pessoas”, conclui o universitário.
Para mais informações sobre como participar, as regras e as datas que ocorrem os encontros, basta comparecerem na Travessa Joaquim Bernardes, n°40 no centro e procurar por Wesley.