Núcleo de Cinema de Pouso Alegre realiza mostra de filmes e documentá

Publicado no jornal "Folha de Pouso Alegre"                                  
                                                                                                                          Texto: Elen de Souza

No sábado (30) ás 20h00 na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral, acontecerá a “1° mostra NIC de curtas e documentários”.  O evento cultural conta com apoio da Prefeitura Municipal e tem por objetivo divulgar e levar ao público todas as obras realizadas pelo grupo de cinema NIC. Fundado em 2008 por profissionais técnicos e graduados em Cinema, o grupo possui em seu currículo 5 curtas metragens, 3 documentários e  1 longa metragem que está em fase de finalização. Dentre todos os trabalhos desta equipe, quatro foram realizados com apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, e há também filmes feitos sem recurso algum como o caso da obra “Helena”, que já participou de diversos festivais em todo Brasil. Serão exibidos também documentários sobre Congada, Folia de Reis e Catira. As obras abrangem relatos e imagens destas manifestações culturais no sul de minas.
Cibele Araujo faz parte do NIC desde 2008, e relata que promover uma exibição na praça central é muito gratificante “ dedicamos fins de semana, feriados, e até mesmo férias filmando, editando, produzindo, e agora é a hora de compartilhar nosso trabalho com nossa família, amigos e todas as pessoas da nossa cidade” conclui a jovem.
No momento a equipe trabalha em dois projetos: a finalização do primeiro longa metragem “Histórias de agosto” e a gravação do documentário “Memórias de um povo”, este irá relatar histórias, lendas e pessoas que contribuíram para cidade ou que fazem parte das lembranças do povo pouso alegrense. “Histórias de agosto”, começou a ser  filmado em 2009. “Como gravamos aos fins de semana e feriados, fazer um longa foi um grande desafio”, afirma Cibele. Para estas gravações participaram atores e atrizes de Pouso Alegre e São Paulo, além de diversos colaboradores, dentre eles o Colégio Cnec, a ONG Centro de Assessoria Sapucaí , o Ponto de Cultura e o Ministério da Cultura. E estréia do filme está prevista para o início 2012.