Flexibilidade é apontada como principal vantagem por trabalhadores autônomos

Publicado no "Jornal do Estado" como extensão em jornalismo impresso, orientado pela professora Patricia Marques

                                                                                                                  Texto:  Elen de Souza


 
Autônomo é a pessoa física que exerce por conta própria, atividade profissional remunerada. É sinônimo de independência, como o próprio nome sugere, é ter autonomia para tomar decisões, decidir a carga horária de trabalho e não ter vínculo empregatício direto com nenhuma empresa, e com isto assumir total responsabilidade do serviço prestado. No Brasil o número de trabalhadores autônomos formalizados ultrapassou a marca de 1 milhão, de acordo com dados da Receita Federal.
A flexibilidade  e autonomia em escolher os horários de trabalho, além da oportunidade de melhorar a situação financeira, são apontadas pelos profissionais autônomos, como as grandes vantagens em trabalhar para si mesmos.
Maurisa Alves Ferreira, que trabalha há 16 anos como cozinheira fazendo salgados e doces para festas, diz que em épocas festivas chega a fazer cerca de 2.000 salgados por dia. Às vezes ela tem que fazer uma jornada diária de trabalho de vinte horas “para atender a todas as encomendas chego a acordar às três da manhã e só vou dormir a meia noite” declara  Maurisa. Apesar da correria, ela relata que trabalhar em casa e ter a opção de fazer o próprio horário são as grandes vantagens de trabalhar por conta própria. “Como sou casada e tenho dois filhos, ficar em casa é bem melhor”, afirma. De acordo com a cozinheira, a questão financeira também pesou na hora da escolha, pois como autônoma ela chega a ganhar muito mais do que ganharia em uma empresa do mesmo ramo.
Já para o músico Éder di Malden, foi a busca por um sonho que fez o jovem abandonar o trabalho de auxiliar num escritório, para seguir cantando pelos bares da cidade. Hoje, após 9 anos de profissão ele relata que apesar dos altos e baixos da profissão, não se arrepende da escolha. Para Éder, a desvantagem é a incerteza de quanto irá receber por mês, pois os cachês variam de acordo com os shows e eventos que ele faz. “Me sinto privilegiado em poder exercer a minha vocação como profissão, e graças a Deus minha agenda está sempre lotada”. O músico ressalta que quem deseja trabalhar como autônomo precisa ter coragem e determinação, pois o  maior obstáculo é o medo de deixar o emprego no setor privado e seguir em outra direção.
Após trabalhar em salões de beleza, a manicure Marise Eni de Paula decidiu arriscar e inovar seu trabalho. Para isso, ela começou a visitar suas clientes e oferecer seus serviços na casa de cada uma delas. Pela praticidade do serviço prestado, a propaganda boca-a -boca fez com que a clientela de Marise aumentasse cada vez mais. “Alem do lado financeiro que melhorou, eu gosto muito da liberdade de poder fazer meus horários”.
Maurisa Alves Ferreira