Esquizofrenia: o transtorno que surge de repente

Publicado no jornal "Folha de Pouso Alegre"


                                                                                                        Texto: Elen de Souza 

Muitas famílias são pegas de surpresa, quando um filho ou alguém próximo começa a apresentar indícios de problemas mentais. Muitas doenças surgem na fase da adolescência, ceifando assim muitos sonhos, expectativas, e a fase das descobertas e decisões torna-se o inicio de uma busca: o tratamento e a cura.
A esquizofrenia é uma inimiga silenciosa, que muitas vezes chega de mansinho, e seus sintomas geralmente são confundidos com os mesmos apresentados por usuários de drogas alucinógenas. Pois esta doença se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo, apresenta sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando delírios e alucinações. Muitas famílias hesitam em buscar ajuda profissional, pois intimamente se negam a aceitar o fato que seu ente querido está doente e talvez jamais volte a ser como era antes. Porém, quanto antes o tratamento iniciar, melhor e mais eficaz será o resultado.
O menor A.L.G , 17 anos, surpreendeu toda sua família a cerca de um mês, quando começou a delirar, falando frases sem nexo e fantasiosas. A todos que conhecem o jovem, o choque foi inevitável e imediatamente começaram as consultas psiquiátricas, terapias e medicamentos.Os remédios usados para o tratamento da esquizofrenia atuam diminuindo a freqüência das alucinações e delírios, buscando estabelecer o contato do paciente com a realidade. Quando alguém adoece com problemas mentais inevitavelmente toda a família e amigos próximos adoecem juntos, pois mais do que nunca esta é a fase em que todo apoio é necessário, e é aconselhável que os familiares busquem informações sobre a doença, pois quanto mais compreenderem o assunto, melhor irão atuar no progresso do tratamento do ente querido.
O tratamento e acompanhamento podem ser feitos gratuitos nas unidades do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), lá são oferecidos serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  

 Em Pouso Alegre o CAPS atende na Avenida Vicente Simões, ao lado da Clinica Arca de Noé, e é conhecido pelo nome “Aldeia Viramundo”, entre em http://aldeiaviramundo.blogspot.com/ e conheça um pouco desta unidade.

**A imagem é do filme "O Solista" que conta a história real de um jovem talento da músiica classica que sofre com esquizofrenia.