Chega de cálculos ao abastecer seu veículo

 Publicado no jornal  "A folha de Pouso Alegre"

Por: Elen de Souza

O que compensa mais na hora de abastecer seu carro:etanol ou gasolina? Essa é uma pergunta freqüente para quem possui carro bicombustivel. Como o motor movido a etanol rende 30% a menos, só é vantagem abastecer com o produto quando o seu valor for até 70%  em relação ao custo da gasolina. Mas o consumidor não precisa fazer contas na hora de abastecer, a lei estadual 18.579 obriga postos de combustível de Minas Gerais, a afixar em local visível, qual a diferença percentual de preço destes produtos. Apesar da proximidade de preços entre o etanol e a gasolina, a informação deve mostrar ao motorista qual é a melhor opção para o seu bolso.
O frentista Raimundo Venâncio, diz que muitos clientes demonstram interesse e perguntam a respeito dos cartazes afixados nas bombas de combustíveis, mas que alguns ainda não sabem ao certo a que se refere, ele afirma ainda que “Alguns programas de tv ensinam a fazer o cálculo de porcentagem, mas são raros os clientes que fazem”. A proximidade e praticidade da informação fizeram o consumidor se interessar mais, e com isso poder optar com segurança pela opção mais econômica.
A vendedora Ana Carolina, não tinha o costume de perguntar ao frentista qual a melhor opção de abastecimento, nem fazer as contas para descobrir, e esta informação influencia na hora de escolher qual combustível abastecer. “A primeira vez que li o cartaz não entendi muito bem, mas depois que o frentista me explicou e achei muito útil” conclui ela.
Para os postos que não cumprirem esta lei, a pena de multa prevista no artigo 57, da lei federa l 8, 078, que dispõe sobre a proteção do consumidor de combustíveis, varia de acordo com o rendimento anual de cada posto, mas pode variar de R$400,00 a R$ 750 mil. A única dificuldade estabelecida por parte dos revendedores está voltada para a instabilidade do mercado açucareiro e no constante sobe e desce do valor do etanol, o que ocasiona uma mudança freqüente nos cartazes afixados nas bombas de combustível, e uma maior atenção para a efetivação deste trabalho.