Símbolo de combate a AIDS

  Publicada no jornal " A Folha de Pouso Alegre "

   Por: Elen de Souza


  No dia 1° de dezembro pessoas em todo o mundo se unem para conscientizar e debater a respeito da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).Pois após quase 30 anos da descoberta da doença, ainda há duvidas, mitos e preconceitos quando o assunto é este . Em Pouso Alegre, Vilma de Fátima Rodrigues, 43 anos,  é portadora do vírus HIV há  12 anos. Contaminada pelo ex companheiro, o qual mantinha uma relação estável há mais de sete anos, ela relata que soube da noticia quando estava grávida do seu segundo filho, hoje com 11 anos e não portador da doença.
Na época Vilma era professora, e ao anunciar que estava doente foi afastada imediatamente da função, sendo aposentada após dois anos . “ Dar aulas era minha vocação e minha paixão, eu amava estar na sala de aula, quando me aposentaram me senti inútil e entrei depressão”.Esta foi a pior fase da vida dela, em casa , com depressão ,sem saber como lidar com o preconceito das pessoas, ela se entregou: parou por conta própria de tomar os medicamentos e começou a acreditar que estava na fase terminal de sua vida.Ficou internada durante quase três meses, mas conseguiu se recuperar  “ Foi um milagre, eu estava entre a vida e a morte, nem os médicos acreditaram na minha recuperação, tive uma segunda chance e prometi a Deus que faria a diferença” diz ela. A partir disto ela retomou a medicação, buscou ajuda de psicólogos e grupos de auto-ajuda.
Após decidir lutar pela própria vida, ela decidiu ajudar ao próximo, dar apoio ás pessoas que passavam e passam pela mesma situação que ela. Com isto, começou a fazer parte do grupo “ Casa Santos Anjos”, o qual ela desempenha hoje a função de coordenadora. “ Hoje posso dizer que sou muito feliz e tenho uma vida normal, claro que devido ao coquetel de medicamentos que tomo, as vezes me sinto mal, com algumas dores, mas o segredo é ter fé em Deus e esperança que o dia seguinte será melhor” conclui ela.
Projeto “Casa Santos Anjos”
É uma casa de apoio aos filhos e aos portadores de AIDS . Um grupo de mutuo ajuda, onde a pessoa que está doente pode compartilhar suas tristezas, duvidas e alegrias. As reuniões acontecem aos sábados a cada quinze dias. É oferecido também orientações sobre tratamento. Já para as crianças, é oferecida explicação e orientação sobre a doença dos pais, alem de funcionar também como semi-internato, onde elas permanecem para estudar, brincar e também recebem roupas e alimentação. Este projeto faz parte da Comunidade de Ação Pastoral, coordenado pelo Padre Mário Zappa. Vilma relata que o tratamento que ela faz é com base em um coquetel de medicamentos, composto por 10 comprimidos e um medicamento injetável e que muitas vezes causa algumas reações como náusea, mal estar, dor no estomago e na cabeça, “ As vezes basta um telefonema ou um ombro amigo para ajudar uma pessoa num desses dias mais difíceis ” conclui ela.
A Casa Santos Anjos fica na Rua Vicente Charlanti, 69 no bairro São Cristovão. E as reuniões acontecem  a cada quinze dias aos sábados as 14:00 h.